MULHERES QUE INSPIRAM!

O nome dela é TAINÃ DUARTE  o apelido é URSA.

Atleta da 013 muay thai e cria do "Jão" João Fernandes, nossa Ursa é casada com Alex Diaz

e tem 27 anos de duras lutas e histórias para contar. Ela é uma mulher determinada, cheia de força, garra e coragem; E é pela história dela que vamos começar  este quadro aqui no blog onde mulheres inspiradoras responderam algumas perguntas que vão ajudar no nosso crescimento profissional e pessoal!


Facebook : Tainã Duarte.
Instagram: @taiursa







COMO VOCÊ FOI PARAR NA LUTA? E QUANDO TOMOU A DECISÃO DE SE TORNAR ATLETA DA LUTA?

 Resposta Tainã:
Estudei música minha infância e adolescência, eu não curtia muito esportes, tinha preguiça rsrs caí de paraquedas na luta após o final de um relacionamento longo onde me vi obesa, com depressão regada a muito álcool, cigarros e sem perspectiva nenhuma de nada. Voltava do trabalho e passava na frente de uma academia, quando um dia me deu um estalo, eu desci do ônibus e me matriculei. Isso foi em 2011. Queria me ocupar e emagrecer e consegui. Mas me encontrei tanto naquele lugar que quando me dei conta, o peso já nem me importava mais, eu queria sentir a adrenalina de lutar. Aí sim precisei focar no peso e quando fiz minha primeira luta, 10 meses após começar a treinar, eu pensei "é isso que eu quero fazer da vida." Abandonei tudo o que fazia antes, e desde então lutar é o que eu faço 💕


QUAL É A MAIOR DIFICULDADE DE SER ATLETA NO BRASIL E COMO FOI A SUA EXPERIÊNCIA NA TAILÂNDIA


 Resposta Tainã:
A maior dificuldade com certeza é a financeira. A gente entende por profissão aquilo que nos sustenta não é? E ser atleta não me sustenta, infelizmente. Por amor e esperança de que um dia melhore a gente vai se mantendo de outras formas e continua tentando. E na Tailândia posso dizer que foi a maior experiência da minha vida. Nunca havia saído de perto da minha mãe por tanto tempo, eu fui com 22 anos e fiquei lá 6 meses. A idéia era ficar mais, mas muitas coisas aconteceram e precisei voltar, enfim. Lá aprendi a me virar sozinha, me vi sozinha longe da minha família, quis até desistir e surtei por um tempo, mas minha mãe segurou minha onda pra eu aguentar firme. Também conheci lugares maravilhosos, gente do bem, outras nem tanto. Lá senti o drama do que realmente é viver pra treinar, tinha dia que não sei nem como eu levantava da cama... lutando eu ficava menos cansada no outro dia hahaha mas eu tirava forças sei lá de onde e ia, me dedicava o máximo que eu podia e aprendi muuuuita coisa. Voltei outra lutadora - mais técnica, mais forte, mais experiente, mais fria. Claro que nada perto do que gostaria de ser, mas a experiência lá tem uma grande parcela na construção da lutadora que estou me tornando. A Tailândia com certeza é um lugar que todo lutador deveria ir pelo menos uma vez, é uma experiência ímpar! Ainda volto 🙏

QUEM TE CONHECE OU TE ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS SABE QUE VOCÊ PASSOU POR CRISES DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO, COMO VOCÊ ENCARA ISSO E O QUE VOCÊ DIRIA PRA QUEM TAMBÉM PASSA POR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO, E PODE ESTAR EM MEIO A UMA CRISE

 Resposta Tainã:
Bom, cada pessoa reage de um jeito. O que funciona pra mim pode não funcionar pra todos, e depressão é uma doença muito séria. Sempre procurem um profissional, peçam ajuda. No meu caso, a luta me ajudou e me ajuda muito, é meu equilíbrio. Sei que não tem cura, pois em muitos momentos me vejo na cama deprimida novamente, às vezes com um motivo, às vezes talvez só por estar viva (sim, é sinistro). Porém eu já sei o que é e não me abato mais por muito tempo, aceitei o fardo e vou à luta, vivo, faço o que tenho que fazer. Porque viver é isso, matar um leão por dia com ou sem depressão. Então se ocupem, encontrem algo que lhes dê prazer em fazer. Entendo que é muito difícil muitas vezes até levantar da cama, só encarem como algo que precisa ser feito. Tenho certeza que com o tempo, e tratamento, as coisas vão melhorando assim como melhoraram pra mim. Viver é maravilhoso e desafiador, não desista!


 VOCÊ É UMA MULHER FORTE, COM UMA PERSONALIDADE ADMIRÁVEL E SEM "PAPAS NA LÍNGUA" . O QUE DIZER DIANTE DE TANTO DESRESPEITO, DESIGUALDADE E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES? 


 Resposta Tainã:
Acho que muitas vezes é cultural, e muitas vezes é preguiça de pensar um pouco mesmo (é de graça gente rs). Não falo nem de igualdade, pois somos fisicamente diferentes dos homens, mas digo sobre justiça sabe? Outro dia me recusaram aula numa rede de academias aqui de Santos porque eu era mulher, perguntaram se não tinha um professor homem disponível. O que um homem tem a oferecer numa aula de muay thai que eu não consiga fazer até melhor? 🤷Carga horária de trabalho... trabalhamos fora (e mesmo as que não trabalham fora, serviço em casa nunca tem fim nem dia de folga), em casa e muitas vezes temos que pedir "ajuda"(Oi?) ao marido pra limpar o ambiente que ele mora (e suja) também. Cozinhar. Cuidar dos filhos...conheço poucos homens que cuidam inteiramente das crianças, sabem o que elas comem, se as vacinas estão em dia, os horários dos remédios, a reunião da escola, a lista de materiais, enfim. E a mulher ainda precisa estar disposta e bem humorada no fim dia. E a realidade do desrespeito vai muito além disso tudo ou de um assobio ou palavra chula na rua "porque olha a roupa que ela está vestindo". Vejamos os casos que acontecem todos os dias, mulheres espancadas, abusadas sexualmente e SIM, só porque são mulheres, fisicamente mais frágeis, e pra esses monstros, inferiores a eles. Pois quando o assunto é de homem pra homem, o respeito é outro. É muito triste, só sendo mulher pra saber, e ainda assim, muitas de nós não enxergaram tudo isso ainda e concordam com o circo todo.

NA SUA OPINIÃO O QUE DEVEMOS FAZER PARA MUDAR ESTA TRISTE REALIDADE?

 Resposta Tainã:
Sou do tipo que faço eu mesma. Então como a maioria de nós ainda é responsável por grande parte da educação das crianças, comecemos por elas. Eduquem os pequenos pra saber que todos merecem respeito independente de gênero, roupa, sem roupa, classe social, etinia, sexualidade...criança não entende nada disso, somos nós que plantamos a sementinha da maldade  diariamente, com coisas do tipo "olha o fulaninho, vai arrasar o coração das menininhas", "meu filho vai c**er geral", "isso é coisa de mulherzinha" (como se mulherzinha fosse algo ruim), enfim. Poderia falar até amanhã atitudes que não devemos ter pra não enraizar o máximo esse machismo nos pequenos. Que pra mim, é por eles que devemos começar as mudanças pra um mundo melhor a todos.


*RAPIDINHAS DO BLOG*


DEUS É? Minha esperança

VOCÊ É? Sonhadora

SER MULHER É? Ter espírito forte

UM SONHO? Ter sucesso na minha profissão

UM LUGAR? Uma praia tranquila

UM DESEJO PARA O MUNDO? O fim da violência

DESEJO PARA FUTURO? Estar num grande evento de mma

NEM A PAU? Aceito gente estúpida


PRA FINALIZAR...

QUAL MENSAGEM VOCÊ GOSTARIA DE DEIXAR PARA AS LEITORAS?

Façam a vida de vocês acontecer. Assim como nenhuma dificuldade é por acaso (pois tudo nos ensina algo), nada cai do céu. Se querem algo, não adiem, não se questionem nem tenham medo (isso também serve pra mim ultimamente). A vida é dura e curta demais pra vivermos infelizes e não realizarmos nossos sonhos né?! Vamos chegar lá?! 💪💕

Comentários

  1. Amei!!! Excelente entrevista, que acima de tudo tambem possamos encorajarmos umas as outras!!! . Susy Albuquerque

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curtos, a sensação de 2018.

Estou usando óculos, e agora?